domingo, 7 de setembro de 2008

44 -Curva sub elevada

Quando a pista, na curva, é mais baixa do lado externo do que do lado interno temos uma curva sub elevada. É como se fizéssemos uma curva na parte externa de um cone.













A figura mostra como ficam as forças que atuam no carro:





















A força normal da pista sobre o carro inclina-se para fora da curva e origina uma componente que DIMINUI a resultante centrípeta e faz com que o carro para fazer uma curva de mesmo raio tenha de ter MENOR velocidade.

No eixo vertical:






A resultante centrípeta seria:







Você deve estar se perguntando para que fazer uma curva com inclinação “negativa” já que ela ao invés de ajudar, prejudica os carros que por ela trafegam.
Em Vitória, ES, temos a chamada “curva do Saldanha” que, no sentido do centro da cidade para o bairro de Jucutuquara, é fortemente sub elevada. Inúmeros acidentes já ocorreram no local e as autoridades não tomaram nenhuma providência.
Como a “curva do Saldanha” já tem mais de 50 anos e nenhum prefeito, embora tenham existido promessas, fez algo para corrigir tal absurdo, sugiro que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN decrete o seu tombamento e que ela passe a ser um ponto turístico homenageando assim os nossos homens públicos.

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