segunda-feira, 20 de abril de 2009

52 - Acabou (?) a hegemonia (?)


No caderno de esportes veiculado junto ao jornal A Gazeta de segunda-feira (20 de abril de 2009) me deparo com a seguinte manchete na página 12:
"ACABOU A HEGEMONIA"
Referindo-se à dobradinha conseguida pela equipe RBR no GP do último domingo em Xangai, na China.

Sempre nos impressiona o que fazem os jornalistas para vender mais. Uma corrida totalmente particular, pois chovia torrencialmente, onde as diferenças aerodinâmicas e de mecânica são minimizadas já permitiu ao autor da matéria concluir que a tal "hegemonia" - três corridas apenas - tinha acabado...
Claro que o desempenho das RBR foi excelente mas as conclusões - "acabou" e "hegemonia" - foram um tanto apressadas.
Bem, Galvão Bueno ainda mantêm o primeiro lugar, disparado!!!

Só para lembrar: na corrida passada na Malásia a chuva era tão intensa quanto na China, o que determinou a interrupção da prova foi a falta de visibilidade em função do horário. A largada aconteceu às 17 horas e a interrupção às 18 horas e 52 minutos, no horário local.

Foto mostrando a visibilidade no GP da Malásia quando foi interrompido

3 comentários:

Cinéfilo disse...

Parece-me, Elder, que essas manchetes forçadas, e essas frases de efeito, têm apenas o objetivo de estimular a venda (e a compra, naturalmente) de um produto.

Boa mesmo foi a machete de um tablóide boliviano que afirmou: "Argentina decadente", após a atípica goleada dos bolivianos sobre o time de Maradona. Baseaim-se num resultado para definir destinos?

André disse...

Concordo que os jornais fazem muito alarde para chamar atenção. Ainda é muito cedo para dizer que as equipes de ponta já estão fora do baralho. A Mclaren melhora seu desempenho a cada corrida e a Ferrari promete mudanças com a chegada das corridas na Europa.

Anônimo disse...

É evidente que há essas estratégias de publicidade da matéria jornalística. No entanto, não se pode deixar de salientar que há um latente desnível de resultados das equipes que sempre foram de ponta(Mclaren e Ferrari) para outras equipes de menor poderio econômico(Brawn e RBR)que vêm apresentando resultados excepcionais na atual temporada de Fórmula 1.

Abraços,
Alexandre Fortuna

antenar-se.blogspot.com