domingo, 21 de outubro de 2007

33 - Vest 2008

Na quarta-feira passada, 10 de outubro de 2007, o jornal A Gazeta distribuiu junto com sua edição normal um caderno denominado "Vest 2008". Até aí, tudo bem, pois faz parte das ações de marketing dos jornais, nesta época do ano, lançar cadernos e suplementos sobre o vestibular visando angariar verbas publicitárias das faculdades e colégios. Acontece que na página 18 havia um quadro sob o título "saiba mais" onde eram dadas dicas, fórmulas e regras sobre assuntos que, segundo o jornal, eram de maior relevância para os vestibulares e que trazia vários erros de forma e conteúdo:

Zoologia era colocada como uma disciplina separada da Biologia.
Eram dados mnemônicos (facilitadores de memorização), chamados de "macetes", alguns ridículos e outros mais difíceis de decorar que as regras originais.

Na Física foram colocadas definições e equações erradas:


Lembre que:
Não existe "variação de calor de um corpo".
Não confunda "aceleração" com "atrito".
É usual (tudo bem que não é norma) utilizar m, p, V e a para, respectivamente, massa, pressão, volume e aceleração e não M, P, v e A.
É errado utilizar "C" para representar calor específico, o correto é "c".
Na equação fundamental da calorimetria ( Q = m·c·Δt ) o correto é "Δt" e não "t", muito menos "T".

"T" deve ser utilizado quando a equação só aceitar valores de temperatura que estejam nas escalas absolutas (kelvin e rankine).


O mais grave é sugerir que no Pré-Vestibular ("cursinho" como algumas pessoas adoram dizer) ensina-se a memorizar itens e não a raciocinar sobre os processos e colocar a Física como "aquela matéria onde o importante é decorar as fórmulas". Isto pode até ser praticado por uma minoria mas é muito antigo (no mau sentido), pedagógicamente errado e não é o que uma imensa maioria faz, além de passar uma idéia completamente equivocada de como a Física deve ser encarada pelas pessoas. Tais "dicas" só podem ter sido dadas por alguém com uma visão arcaica e deturpada do que é o Ensino Médio e o Pré-Vestibular hoje.
Aconselho que os jornais se assessorem melhor ao publicar informações e conselhos sobre o vestibular.


PS - kelvin e rankine são grafadas com iniciais em letra minúscula!

Nenhum comentário: