sexta-feira, 20 de julho de 2007

26 - Também, com uma máquina dessas...

Qual amante da fotografia não ouviu uma ou mais vezes a frase acima? Se o equipamento fosse tudo Bill Gates seria um excelente fotógrafo...
Não se pode deixar de reparar que com o advento da fotografia digital muitos informatas viraram “fotógrafos”. Nada contra pois acho a democratização da fotografia muito salutar e sempre classifiquei a posição em que alguns fotógrafos se colocam como meio “esnobe”.
O problema é que os Forums sobre fotografia foram tomados por debates sobre megapixels, ruído, recursos eletrônicos e afins, deixando de lado o que realmente deviam discutir: a fotografia. Um bom olho pode ser responsável por uma boa fotografia mesmo com um equipamento ruim, já um mau olho...
Muitos, não apenas iniciantes, perdem tempo com tais debates ao invés de repararem mais nos detalhes fotográficos dos seus cliques. Claro que temos que levar em conta que a fotografia hoje se divide em muitos ramos: da publicidade à arte temos uma variedade quase infinita de caminhos. Mas em todos eles o que interessa é isto: o que você quer passar.
Às vezes o ruído – não é a mesma coisa que granulação, mas pode ser usado como se fosse – faz parte do clima do que o fotógrafo quer transmitir. Para que ficar perdendo tanto tempo no Photoshop se uma melhor composição, um melhor enquadramento e um melhor ajuste podem ser feitos? Prazer de mostrar sua proficiência no software? Afinal de contas, você é um fotógrafo ou um operador de programas gráficos? Nada contra estes, mas, é uma questão de escolha.
Alguns “conselhos” aos que gostam de fotografia: fotografe muito (o que com a fotografia digital ficou MUITO mais fácil) e pense no que você fez, dispa-se de “pré-conceitos” e nem responda quando lhe perguntarem: Sua câmera é de quantos megapixels?
Claro que você não é obrigado a gostar do estilo de todos os fotógrafos mas quando olhar para uma fotografia de Henri Cartier-Bresson e não achá-la “banal”, quando você olhar para uma fotografia de Miguel Rio Branco e não concluir que houve um problema na revelação, você estará no caminho certo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Concordo

Elder disse...

Em qualquer minilab das lojas de "revelação" de fotos o processo é o seguinte: os negativos são escaneados pelo minilab e estas imagens servem de originais para as fotos em papel fotográfico que são impressas em seguida.
Seriam interessante que as pessoas fizessem uma comparação dessas imagens escaneadas pelo minilabs - que podem ser gravadas em CD - com os originais de máquinas fotográficas digitais...

Anônimo disse...

Qual seria um bom fórum de fotografia Elder ?

O que eu acho pior de toda essa onda de Photoshop, é quando você tira uma foto íncrivel e as pessoas insistem que é ps...

Marlon disse...

Concordo integralmente. Bom post.

Amanda Brommonschenkel disse...

Concordo Elder, acho que os novos fotógrafos também estão perdendo um pouco da "alma" da fotografia.O que se quer passar é importante sim, sempre.Porém, o que alguns querem passar é justamente o conhecimento em software, e o poder que eles tem de manipular a imagem para que fique dentro dos padrões exigidos pelos outros.O mercado pede isso, alguns fotógrafos cedem.
abraço!