sexta-feira, 23 de março de 2007

17 - O homem foi à lua?

Na vida temos que dar espaço à loucura, sem ela nossa existência fica muito sem graça. Alguns exageram e são loucos em excesso passando a acreditar nas próprias mentiras talvez para criar uma bandeira pela qual possam lutar até a morte. O negócio é vermos apenas o lado folclórico dessas loucuras e mentiras, tornando assim a vida bem mais interessante e alegre.
A estória de que a ida do homem à lua é uma farsa é antiga e com a internet ganha um novo meio de acesso a milhões de pessoas. Quando um aluno me entregou uma revista que comentava o assunto tive a idéia de fazer uma nova pesquisa e disponibilizar aqui no blog alguns endereços interessantes sobre o assunto:

O site http://www.afraudedoseculo.com.br/ defende a idéia mostrando em fotos "provas incontestáveis" de que os EUA montaram um circo para mostrar ao mundo o seu poderio. O autor aproveita e coloca à venda um livro que lançou sobre o assunto.
O site http://www.showdalua.com/ é bem mais interessante pois além de discutir a suposta farsa da ida do homem à lua com argumentos "lógicos" e fotos "provando a fraude", de quebra, ainda nos mostra outras pérolas como a prova de que "a Terra não gira em torno do Sol".
Para contrapor veja outro endereço: http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/suenaga_lunaticos.htm, onde o autor comenta de maneira muito interessante a tal "fraude". Vá também à página principal do site (http://www.ceticismoaberto.com) onde você poderá ler sobre outros assuntos polêmicos.

Não vou ocupar espaço no blog para comentar a maluca tese de que o homem não foi à lua, quase tudo que eu escreveria já foi publicado no site "ceticismoaberto", mas recomendo a todos muita atenção e critério ao receber determinadas informações, principalmente nestes tempos de deslumbramento com a internet. Nunca esqueça que um grande problema que temos hoje é separar em meio à enxurrada de informações que recebemos quais as que realmente interessam. É inegável, por outro lado, que determinadas afirmações tornam a nossa vida bem mais alegre, pois nos fazem rir muito...

7 comentários:

Anônimo disse...

o povo precisa parar de acreditar em tudo que vê e ouve dos famosos falsos sabios e passar a ser um pouco mais critico a respeito dos fatos. precisa desenvolver sua própria opinião.

Anônimo disse...

Professor elder, muito bom o post sobre a hipótese de homem ter ido ou nao à Lua.
Mas quero te mostrar uma coisa, talvez você até ja tenha visto.
Se não viu, pode ter certeza que vale a pena. É o site do Hubble Telescope. Lá eu encontrei diversas fotos em várias categorias. É muito interessante, veja:

http://hubblesite.org/gallery/

Abraço

Anônimo disse...

Elder, você tem as resoluções dos exercícios da E-1 e se tiver pode me mandar por e-mal, por favor?
Obrigado.

Elder disse...

Fantásticas as imagens do site, César, recomendo.

Elder disse...

Não tenho as resoluções dos exercícios da E-1. De qualquer maneira só poderia mandar para você se tivesse o seu e-mail :-)))
Qualquer dúvida me procure, estou à disposição.

Anônimo disse...

Elder, quero só corrigir um artigo que você escreveu. No texto sobre a ida do home a lua você escreveu "estória"((...)A estória de que a ida do homem).
Então queria lhe dizer que essa palavra não existe, e o certo seria História.
Abração, e até mais.

Elder disse...

Entendi o que você quis dizer mas para que tenhamos uma visão mais ampla, publico o que traz o verbete "estória" do Dicionário Houaiss da lingua portuguesa:

estória

{verbete}
Datação
sXIII cf. FichIVPM

Acepções
■ substantivo feminino
1 Diacronismo: antigo.
m.q. história
2 (1912)Regionalismo: Brasil.
narrativa de cunho popular e tradicional; história

Etimologia
ing. story (sXIII-XV) 'narrativa em prosa ou verso, fictícia ou não, com o objetivo de divertir e/ou instruir o ouvinte ou o leitor', do anglo-francês estorie, do fr.ant. estoire e, este, do lat. historìa,ae; f.divg. de história adotada pelo conde de Sabugosa com o sentido de narrativa de ficção, segundo informa J.A. Carvalho em seu livro Discurso & Narração, Vitória, 1995, p. 9-11; f.hist. sXIV estorya