terça-feira, 5 de setembro de 2006

6 - DIREITOS AUTORAIS?

Após as provas do VestUFES 2006, de julho, foi publicado, pelas bancas elaboradoras do vestibular, no site da UFES, um aviso sobre direitos autorais. Achei estranho, mas, tudo bem. Na penúltima semana de agosto, foram retiradas do site as provas do vestibular de 2006 realizadas no final de 2005 e a prova objetiva do vestibular de 2006, realizada em julho. Fiquei sabendo que os professores das bancas não disponibilizariam as provas objetivas nem resoluções das questões das provas da segunda fase porque uma livraria da capital estava usando os arquivos colocados no site para imprimir e vender uma apostila. Os autores das provas achavam isto injusto.
Uma lida na lei Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, a "Lei de Direitos Autorais", coloca em dúvida a real propriedade intelectual das questões e, se ela existe, seria propriedade da União, e não dos professores. Se uma livraria edita e coloca à venda as provas publicadas no site da UFES, cabe a esta tomar as medidas que julgar convenientes contra a livraria, nunca simplesmente retirar do site as provas. Esquece a Comissão Coordenadora do Vestibular que o VestUFES é um concurso "público" ?
Fiz uma pesquisa em sites de outras universidades e a maioria, mais de 90%, publica as provas e não faz nenhuma restrição quanto a cópias; algumas também vendem um caderno não apenas com as provas, mas com todos os levantamentos do que aconteceu no vestibular, bem como o que a universidade esperava da prova. Apenas uma fazia restrição de que qualquer uso "comercial" dos conteúdos das provas dependia de autorização da Comissão Coordenadora do Vestibular, mas liberava os outros usos desde que a fonte fosse citada.
É bom que os professores das bancas façam um auto-exame e verifiquem se eles também respeitam os "direitos autorais" dos outros quando aproveitam questões de livros, de outros vestibulares, quando usam “tiras de humor” de jornais e revistas, quando usam fotografias, quando usam matérias e artigos publicados em periódicos, etc...
Tal atitude não contribui para o objetivo comum, que é o de fornecer à Universidade alunos bem preparados. Espero, e outros também fazem o mesmo, que tal posição seja revista com urgência.

7 comentários:

Anônimo disse...

E aí Elder, tudo certo?
Eu sou seu aluno lá do pré-vest. de Vila-Velha.
Bom, a respeito dessas provas da UFES... é brincadeira heim!!! Os caras parecem que gostam de fazer papel de palhaço tomando atitudes como essa, e não pensando nas coisas, por exemplo, que vc escreveu!!!
Vamos ver no que vai dar né?!!?
Seu blog tá bem legal, é isso aí... um abraço.

Anônimo disse...

Nossa professor! que vacilo da UFES né? O pior foi o que você disse no final do post, que fica até meio contraditório q o vestibular utilize livros e revistas como base sendo que suas questões não podem ser públicadas.
...Muito bom o seu blog, professor! Adorei!
Mariane [3ºA,Humanatas-VV]

Anônimo disse...

Contraditório da parte da UFES, desrespeitoso por parte da papelaria. Tá tudo errado!

Então se algum autor utilizar um teste do vest UFES em seu livro didático ele terá que pagar direitos autorais?

Se a moda pega, os preços dos livros subirão em progressão geométrica.

Ainda bem que copiar é coisa de UFES...

Anônimo disse...

Elder, sou seu aluno do Pré-Vestibular Noturno de Vila Velha. Acredito que o conceito de propriedade intelectual deva ser respeitado quando se comprova a originalidade da idéia, pesquisa ou produto. No caso de um concurso público, deve-se reconhecer que não há variações significativas nas abordagens da maioria das questões elaboradas. Logo, é impossível que uma determinada questão é inédita.

Tal fato mostra a hipocrisia de boa parte dos "çábius" da UFES. É sabido que boa parte dos professores e funcionários da instituição são marxistas, e já vi manifestos absurdos dentro da própria Universidade (e de membros da própria banca) a favor da quebra de patentes de todos os medicamentos. Se boa parte dos que defendem tal idéia fosse minimamente coerente consigo mesma, jamais poria em discussão os supostos "direitos autorais" das questões. Ou seja, a democratização das idéias é ótimo, desde que sejam para os outros.

Um Abraço

Fábio José Andrade de Assis

Anônimo disse...

Elder, aproveite o embalo e veja esta bela crítica ao ENEM:

http://www.midiasemmascara.org/artigo.php?sid=5213&language=pt

Anônimo disse...

Oi professor
Maneira essa sua matéria sobre a Ufes..
Gostei de seus argumentos, fazem muito sentido!
Abraço ;)

Anônimo disse...

Falando em CEFETES, queria dizer pra galera que vai tentar engenharia ou mesmo licenciatura em quimica que as inscrições para o processo seletivo do CEFETES 2007/01 vai começar em breve e que é uma boa oportunidade pra todos tentar não só a UFES como também o CEFETES, pois muito em breve o CEFETES vai estar em um nivel tão competitivo quanto a UFES no mercado. O CEFETES vai virar uma especie de FATEC paulista no espirito santo muito em breve...